Percepção de estagiários do curso de psicologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência: Um estudo numa Universidade do sul do Tocantins
Resumo
Indivíduos com deficiência demandam cuidados específicos em virtude de desvios físicos, intelectuais, sensoriais, comportamentais ou de crescimento, os quais frequentemente os impedem de se beneficiar plenamente de programas assistenciais convencionais. Diante disso, há uma crescente busca por atendimento psicológico por parte desses pacientes, requerendo uma abordagem integral que priorize sua saúde e exija uma prestação de serviços mais humanizada. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes de psicologia da Universidade de Gurupi acerca do atendimento de pessoas com deficiência. Tratou-se de estudo descritivo e abordagem qualitativa que contou com a participação de doze estudantes do curso de Psicologia que realizam estágio curricular obrigatório. A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro a abril de 2024, por meio de um formulário eletrônico, contendo as questões norteadoras do estudo. Para análise dos mesmos utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os acadêmicos de psicologia têm uma compreensão ampla do termo deficiência, embasada na legislação e em conceitos teóricos. Em relação ao atendimento, inicialmente sentem insegurança, mas demonstram empatia e a necessidade de compreensão individualizada. Contudo, a formação na universidade foi considerada superficial, com sugestões de maior prática e abordagem direta do tema
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