Percepção de estagiários do curso de psicologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência: Um estudo numa Universidade do sul do Tocantins

  • Sarah Nunes Maurício Alves Coelho Universidade de Gurupi
  • Vinicius Lopes Marinho Universidade de Gurupi
  • Fernanda Bogarim Borin Chiacchio Universidade de Gurupi
  • Larissa Queiroz Azevedo de Aquino Universidade de Gurupi
  • Laslei Aparecida Teles Petrilli Universidade de Gurupi
  • Paula Marinho Scotta Universidade de Gurupi
  • Dulcimara Carvalho Moraes Universidade de Gurupi
  • Tallita Laren Guarina da Silva Universidade de Gurupi

Resumo

Indivíduos com deficiência demandam cuidados específicos em virtude de desvios físicos, intelectuais, sensoriais, comportamentais ou de crescimento, os quais frequentemente os impedem de se beneficiar plenamente de programas assistenciais convencionais. Diante disso, há uma crescente busca por atendimento psicológico por parte desses pacientes, requerendo uma abordagem integral que priorize sua saúde e exija uma prestação de serviços mais humanizada. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes de psicologia da Universidade de Gurupi acerca do atendimento de pessoas com deficiência. Tratou-se de estudo descritivo e abordagem qualitativa que contou com a participação de doze estudantes do curso de Psicologia que realizam estágio curricular obrigatório. A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro a abril de 2024, por meio de um formulário eletrônico, contendo as questões norteadoras do estudo. Para análise dos mesmos utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os acadêmicos de psicologia têm uma compreensão ampla do termo deficiência, embasada na legislação e em conceitos teóricos. Em relação ao atendimento, inicialmente sentem insegurança, mas demonstram empatia e a necessidade de compreensão individualizada. Contudo, a formação na universidade foi considerada superficial, com sugestões de maior prática e abordagem direta do tema

Biografia do Autor

Sarah Nunes Maurício Alves Coelho, Universidade de Gurupi

Psicóloga, Residente Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade. Universidade de Gurupi. Brasil.

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, doutor em Ensino, mestre em ciências da Saúde , Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Fernanda Bogarim Borin Chiacchio, Universidade de Gurupi

Psicóloga,  mestre em Ciências da Saúde, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, Universidade de Gurupi

Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia pela PUC-GO; Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil

Laslei Aparecida Teles Petrilli, Universidade de Gurupi

Psicóloga, mestre em Gestão de Políticas Públicas.  Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil. 

Paula Marinho Scotta, Universidade de Gurupi

Psicóloga, mestre em Gestão de Políticas Públicas.  Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil. 

Dulcimara Carvalho Moraes, Universidade de Gurupi

Psicóloga, mestre em Gestão de Políticas Públicas.  Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil. 

Tallita Laren Guarina da Silva, Universidade de Gurupi

Psicóloga, especialista em Nefrologia Multidisciplinar, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Publicado
2025-07-06
Como Citar
Sarah Nunes Maurício Alves Coelho, Vinicius Lopes Marinho, Fernanda Bogarim Borin Chiacchio, Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, Laslei Aparecida Teles Petrilli, Paula Marinho Scotta, Dulcimara Carvalho Moraes, & Tallita Laren Guarina da Silva. (2025). Percepção de estagiários do curso de psicologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência: Um estudo numa Universidade do sul do Tocantins. REVISTA CEREUS, 17(2), 438-448. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5918
Seção
Artigos