Prospecção de perfis epidemiológicos de intoxicações exógenas por agrotóxicos dos Estados da Região Norte do Brasil nos anos de 2007 a 2020
Railton Dias Gomes, João Victor Gomes Oliveira
Resumo
Em virtude do alto índice de contaminação causado pela aplicação de agrotóxicos no setor agropecuário, as necessidades de estudos tornam-se necessários quanto aos riscos enfrentados por quem desempenha atividades rurais. Os agrotóxicos comumente utilizados possibilitam alta eficiência trazendo a possibilidade de prevenir, destruir, repelir e inibir a ocorrência ou efeito de organismos prejudiciais às lavouras, deixando o Brasil nas primeiras posições mundiais em produção agrícola. Contudo a alta eficiência trouxe pontos negativos à saúde humana devido o contato excessivo com agroquímicos, gerando desde casos leves de intoxicações exógenas a graves. Neste sentido, o trabalho tem por objetivo a realização de um estudo epidemiológico retrospectivo das intoxicações por agrotóxicos na região Norte do Brasil, refletindo acerca dos possíveis fatores causais. A partir dos resultados obtidos foi possível depreender que os grupos de indivíduos mais acometidos são os do sexo masculino, que estão numa faixa etária entre 20 e 39 anos, apresentando cor da pele parda e que evoluem para cura sem sequela. Notou-se também o papel de destaque do Estado do Tocantins nas taxas de incidência. Nesta perspectiva geral, estabelecem-se pontos que devem ser avaliados pelas autoridades competentes acerca do uso de EPI’s e fiscalização da utilização de agrotóxicos.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.