Caracterização de Prótese Facial na Reabilitação Estético Funcional de Deformidades Craniofaciais: Uma Revisão de Literatura
Daniel Pereira de Souza, Romana Maia de Oliveira Collicchio, José Afonso de Almeida, Daniela Carvalho Tosin, Juliana Tomaz Sganzerla5
Resumo
As próteses bucomaxilofaciais visam restabelecer a qualidade de vida, cidadania e reintegração dos pacientes com deformidades craniofaciais na sociedade. As deformidades craniofaciais são caracterizadas por perda da forma original na região de cabeça e pescoço e suas causas mais frequentes são o trauma facial, as patologias e as falhas no desenvolvimento embriológico, resultando em problemas psicológicos, familiares, e até mesmo social ao paciente. Frente a isso, o objetivo desta revisão é demonstrar o processo da caracterização de prótese facial na reabilitação estético funcional de deformidades craniofaciais. O trabalho foi realizado através de busca na base de dados Pubmed, Science, SciELO, Google Acadêmico, utilizando como palavras-chaves: Prótese bucomaxilofacial, Reabilitação, Caracterização de Prótese. Foram incluídos os estudos que demonstrassem a necessidade de reabilitação estética e funcional de pacientes acometidos por deformidades craniofaciais mediante prótese facial caracterizada para melhora da qualidade de vida, autoestima, e retorno ao convívio social e familiar. Foi observado na pesquisa o quanto que a relativa simplicidade da técnica promove um imenso benefício, não somente ao paciente envolvido, mas a todos de seu convívio social.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.