A influência da PCR na perícia criminal
Kassya Munyse Cardoso Alves, Poliana Pinheiro Silva,Jéssyka Viana Valadares Franco, João Paulo Silva Azeredo,
Resumo
Introdução: A PCR (reação em cadeia da polimerase) é uma técnica da biologia celular, desenvolvida e conceituada pelo bioquímico Kary Banks Mullis na década de 80. A repercussão e impacto da PCR concedeu a Mullis o prêmio Nobel de química logo após este método ter sido reconhecido por proporcionar avanços nas pesquisas, especialmente nas da biologia molecular. Essa técnica trouxe vantagens que conduziram os sequenciamentos genéticos para diversos ramos, dentre eles, a área da forense. Objetivo: Consiste em comprovar a importância do presente método dentro das investigações forenses, mediante a materiais biológicos achados no local do crime, que concede analises genética, comparando a posteriormente com aplicações legais. Metodologia Proposta: Refere-se a um estudo elucidativo e descritivo, elaborado através da revisão bibliográfica, desenvolvida por meio de bases de dados achados em plataformas digitais, por livros, artigos científicos e revistas. Resultados: Em todo crime cometido, em que se sucedeu de uma pessoa contra outra, ou a si mesmo, podendo até ser contra propriedades, o autor deixara evidencias ainda que a um grau minúsculo a nível microscópico. Conclusão: o presente estudo consiste em comprovar a eficácia da técnica de PCR nas elucidações de crimes, através de amostras biológicas coletadas para analises, proporcionando facilidade e transparência para os profissionais, por meio da perícia criminal, obtendo assim, relevância nos resultados dos casos apresentados.
Palavras-chave: PCR. Biologia molecular. Genética forense. Investigação criminal.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.