Acesso aos Serviços Odontológicos em 2023 por Crianças Diagnosticadas com Desnutrição em Palmas-TO
Mikaelly Maciel Travassos dos Santos, Mariana Pedroso Nascimento, Paula Adriany Santos Marques3, Viviane Vieira da Silva, Isnaya Almeida Brandão Lima.
Resumo
Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar o acesso ao serviço odontológico por crianças com diagnóstico de desnutrição infantil em Palmas – TO no ano de 2023. Materiais e Métodos: A população do estudo incluiu crianças de 0 a 12 anos residentes em Palmas-TO, diagnosticadas com desnutrição até o ano de 2023, com base em registros no PEC do sistema e-SUS. Foram considerados apenas os indivíduos com cadastro individual completo no e-SUS e com registros de atendimentos odontológicos ou diagnóstico de baixo peso. Crianças com diagnósticos anteriores à inclusão no sistema ou com informações incompletas foram excluídas. Resultados: Observou-se uma maior incidência de baixo peso entre crianças de 5 a 9 anos (44,04%). Geograficamente, identificou-se uma significativa discrepância no acesso a serviços odontológicos, com 97,93% das crianças diagnosticadas com baixo peso não recebendo atendimento odontológico em 2023. Conclusão: O estudo conclui que existe um grave déficit no acesso ao serviço de saúde bucal por crianças com baixo peso em Palmas-TO. Essa insuficiência no atendimento odontológico agrava as condições de saúde geral e bucal das crianças, ressaltando a urgência de políticas públicas que integrem o cuidado odontológico à estratégia de combate à desnutrição.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.