O impacto da pandemia por COVID-19 sobre a saúde mental dos profissionais de saúde: revisão integrativa
Edlainny Araujo Ribeiro, Ana Julia Maciel Oliveira, Alexya Karen Barbosa Fernandes
Resumo
Introdução: A Covid-19 resultou em altos índices de mortalidade global e repercussões diversas, como o aumento das responsabilidades dos profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia e consequentemente o maior risco de desenvolver problemas de saúde mental. Objetivos: Descrever os principais prejuízos à saúde mental dos profissionais de saúde associados à pandemia de Covid-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca foi realizada nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, utilizando os descritores Covid-19; Sars-Cov-2; Mental health e Health Personnel. Foram incluídos artigos completos, publicados entre 2020 e 2024. Resultados: Foram incluídos 15 artigos e todos relacionaram a pandemia a algum problema de saúde mental. Os enfermeiros foram os profissionais mais afetados, seguidos pelos médicos. Alguns fatores de risco incluíram contato direto com pacientes infectados e falta de equipamentos de proteção. Os problemas mais relatados foram depressão, ansiedade e Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). Dificuldades no controle desses acometimentos incluíram alta carga de trabalho, risco de infecção e escassez de equipamentos de proteção. Considerações finais: A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a saúde mental dos profissionais de saúde. Estratégias devem ser exploradas em futuros estudos para aprimorar o bem-estar dos profissionais em crises futuras.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.