Alterações metabólicas e inflamatórias induzidas pela Dieta Ocidental (DO): Insights experimentais no contexto do Diabetes Mellitus (DM)
Pedro Fechine Honorato, Dhiego Alves de Lacerda
Resumo
O Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde pública global impulsionado por fatores como a adoção da dieta ocidental (DO), rica em alimentos ultraprocessados, açúcares e gorduras saturadas. Este estudo analisou os efeitos metabólicos e inflamatórios da DO no desenvolvimento do DM, utilizando uma revisão integrativa com 24 artigos publicados entre 2022 e 2024. Modelos experimentais indicaram que a DO promove resistência à insulina, disbiose intestinal, inflamação sistêmica e disfunção mitocondrial. Estratégias como probióticos, suplementos bioativos e prática de exercícios físicos mostraram-se promissoras na mitigação desses efeitos. Além disso, políticas públicas e mudanças dietéticas são essenciais para prevenção e manejo do DM. Os achados reforçam a necessidade de intervenções integradas que combinem abordagens nutricionais, farmacológicas e comportamentais.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.