Tendências do uso de canabidiol na reabilitação de pacientes com doenças neurológicas: uma revisão integrativa
Athirson de Sousa Soares Silva, Islenne Martins Almeida Guimarães, Maria Clara Correia Lopes, Danilo Dheyvison Nascimento Pureza
Resumo
INTRODUÇÃO: A Cannabis sativa, popularmente conhecida no Brasil como maconha, tem ganhado crescente destaque no campo biocientífico por conta de suas aplicações comprovadas para fins medicinais e terapêuticos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo sintetizar as principais evidências científicas sobre o uso do canabidiol na reabilitação de pacientes acometidos com doenças neurológicas. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados SciELO, PubMed e LILACS. Os critérios de inclusão foram estudos publicados em inglês e/ou português entre 2014 e 2024, que abordassem a questão central da pesquisa, estudos do tipo ensaios clínicos randomizados, estudos de coorte, caso-controle, relatos de caso e séries de casos. RESULTADOS: A combinação de canabidiol e THC, administrada na forma de spray oromucosal, apresenta um potencial terapêutico significativo no manejo da espasticidade e dos sintomas relacionados à esclerose múltipla. Além de melhorar a qualidade de vida e atividades diárias dos pacientes, a terapia com canabinoides pode ter efeitos específicos em aspectos motores e cognitivos, como o reflexo de estiramento, memória verbal auditiva e velocidade de processamento. CONCLUSÃO: Embora os efeitos positivos na espasticidade, nos sintomas relacionados e em funções cognitivas sejam notáveis, a escassez de ensaios clínicos robustos e controlados impede uma conclusão definitiva sobre a eficácia dessa abordagem terapêutica.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.