Potenciais interações medicamentosas associadas aos antirretrovirais: Revisão integrativa da literatura
Gabriel Abdalla de Mendonça Menezes, Lorena Batista da Silva, Rildo Miranda Leão, Humberto Cavalcante Hourani, João Victor de Sousa Coutinho, Luiz Claudio Oliveira Alves de Souza, Carlos Ananias Aparecido Resende
Resumo
As terapias antirretrovirais vêm revolucionando o tratamento de indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV), diminuindo cada dia mais a mortalidade da doença. O uso concomitante de vários medicamentos aumenta gradativamente o risco de interações medicamentosas podendo gerar inefetividade da terapia e reações adversas. O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa dos artigos publicados no período de 2008 a 2022 visando buscar as principais interações medicamentosas que ocorrem com os antirretrovirais. Trata-se de uma revisão integrativa com a finalidade de promover uma investigação sistematizada sobre a problemática a fim de identificar as possíveis lacunas do conhecimento. Para a discussão, foram selecionados 11 artigos sobre a temática estudada. Concluiu-se que a utilização de antirretrovirais por mais de seis anos eleva potencialmente a ocorrência de interações medicamentosas entre outros medicamentos de uso concomitante
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.