Perfil dos registros de violência ao idoso no ano de 2024
Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Célia Pereira Caldas, Harlon França de Menezes, Maria Eduarda Araújo Alves.
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar o perfil dos registros de violência ao idoso no ano de 2024. Estudo observacional, retrospectivo, documental descritivo, quantitativo com análise das denúncias de violência registradas no banco de dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania no ano de 2024. As informações foram tratadas estatisticamente através das variáveis do estudo. Nos registros foram detectadas 179.615 mil denúncias sendo a região sudeste teve o maior quantitativo de denúncias com 52,83%. A faixa etária com maior percentual de violência foi de 80 anos ou mais, sendo do sexo feminino. A raça/cor do idoso vítima violência foi em sua maioria a branca. Conclui-se que houve um aumento das notificações de violência e há de maneira expressiva em algumas variáveis o item não declarado como limitação do estudo. No entanto, é importante destacar o encorajamento populacional na realização do registro das denúncias sendo necessário planejamento no âmbito municipal para melhor análise de cada caso de violência ao idoso.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.