Impacto da pandemia de covid-19 nas buscas online por clareamento dental: uma análise do Giigle Trends
Camilla Kammer, Roberta Pinto Pereira, Renata Gondo
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no interesse da população pelo clareamento dental, por meio da análise das buscas na internet ao longo do período pandêmico. Utilizou-se o Google Trends para mensurar as buscas sobre clareamento dental no período de março de 2018 a maio de 2024, no Brasil. Os termos utilizados foram: clareamento dental, clarear dente e dente branco. Foram aplicados o teste de Friedman e ANOVA de medições repetidas. Não houve diferença nas buscas por Clareamento Dental no Brasil antes e durante a pandemia (p=0.862), mas foi menor após a pandemia (p<0.001). Houve diminuição significativa na pesquisa por Clareamento Caseiro ao longo do tempo (p<0.001). A busca por clareamento de consultório foi maior após a pandemia (p<0.001). Conclui-se que, no Brasil, as pessoas procuraram menos por Clareamento Dental e Clareamento Caseiro durante a pandemia, enquanto que após a pandemia aumentaram as buscas por Clareamento de Consultório.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.