Avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de Mulheres com Câncer em um Município do Norte de Minas Gerais
Ana Luíza Braga e Silva, Jeísa Loiola Fonseca Fagundes, Deborah Porto Cotrim e Campos, Priscila Bernardina Miranda Soares, Marcelo Perim Baldo5, Maria Suzana Marques
Resumo
Introdução: A alta prevalência de câncer no Brasil gera uma questão de saúde pública, especialmente em relação aos custos e impactos sociais. Entre 2023 e 2025, estima-se que 704 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados, sendo o câncer de mama o mais comum entre as mulheres. Objetivo: Avaliar a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) de mulheres em tratamento quimioterápico em Montes Claros, MG. Método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, incluindo 101 mulheres maiores de 18 anos em tratamento oncológico. Os dados foram coletados através do questionário EORTC QLQ-C30 e um questionário sociodemográfico, analisados pelo SPSS versão 27.0. Resultado: A amostra apresentou predominância de mulheres entre 31 e 60 anos, pardas, com ensino médio completo. Mais de 30% relataram dificuldades em atividades físicas, e quase metade enfrentou dificuldades financeiras. Apesar disso, a maioria avaliou sua QVRS de forma positiva, embora sintomas como fadiga e perda de apetite fossem frequentes. Discussão: Os resultados indicam que, apesar dos avanços nos tratamentos, os efeitos adversos e sintomas relacionados ao câncer podem impactar negativamente a QVRS. Conclusão: Apesar da maioria das mulheres avaliar sua QVRS positivamente, é importante a oferta de suporte socioeconômico e abordagem integral para as pacientes.
Palavras-chave: Neoplasias. Oncologia. Qualidade de vida.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.