O papel de preceptor no internato médico: de preceptor a mentor

Vinicius Lopes Marinho; Davi Arantes Barros Fernanda Bogarim Borin Chiacchio ; Larissa Queiroz Azevedo de Aquino; Laslei Aparecida Teles Petrilli ; Paula Marinho Scotta; Raquel Cristina da Costa Brito; Tallita Laren Guarina da Silva.

  • Vinicius Lopes Marinho Universidade de Gurupi https://orcid.org/0000-0002-7697-7577
  • Davi Arantes Barros Universidade de Gurupi
  • Fernanda Bogarim Borin Chiacchio Universidade de Gurupi
  • Larissa Queiroz Azevedo de Aquino Universidade de Gurupi
  • Laslei Aparecida Teles Petrilli Universidade de Gurupi
  • Paula Marinho Scotta Universidade de Gurupi
  • Raquel Cristina da Costa Brito Universidade de Gurupi
  • Tallita Laren Guarina da Silva Universidade de Gurupi

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o papel dos preceptores na integração de futuros médicos na prática médica durante o internato. Segue uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo. Os dados foram coletados por meio de uma carta de apresentação e narrativas produzidas pelos participantes. Os resultados mostram a importância do internato e do preceptor na formação na integração dos futuros médicos na prática profissional. Os participantes apontam como principais características fundamentais num bom preceptor, ser um profissional reconhecido pela comunidade médica, ser educado no trato com todos os membros, ser humilde, competente e ter visão humanista da medicina, ser um bom ouvinte, tais características não foram encontradas em todos preceptores. Assim, defendemos a necessidade de se dar uma particular atenção à escolha e formação dos preceptores com vista a uma melhoria da formação dos futuros médicos.

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Doutor em Ensino, Mestre em Ciências da Saúde, Professor do curso de Psicologia da  Universidade de Gurupi.

Davi Arantes Barros, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Neuropsicólogo, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Fernanda Bogarim Borin Chiacchio, Universidade de Gurupi

Psicóloga,  mestre em Ciências da Saúde, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, Universidade de Gurupi

Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia; Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Laslei Aparecida Teles Petrilli, Universidade de Gurupi

Psicóloga, mestre em Gestão de Políticas Públicas.  Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil. 

Paula Marinho Scotta, Universidade de Gurupi

Psicóloga, Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil.

Raquel Cristina da Costa Brito, Universidade de Gurupi

Psicóloga, mestre em Ensino em Ciências e Saúde . Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil

Tallita Laren Guarina da Silva, Universidade de Gurupi

Psicóloga, especialista em Nefrologia Multidisciplinar, Docente do curso de Psicologia; Universidade de Gurupi; Brasil

Publicado
2025-06-05