Interfaces multidimensionais da Satisfação com a Vida no Desenvolvimento Humano

Thais da Silva-Ferreira, Daniel Bartholomeu, Jeniffer Ferreira-Costa, Amanda Azevedo de Carvalho, Ivan Wallan Tertuliano, Dante Ogassavara6 e José Maria Montiel

Resumo

O envelhecimento é um processo considerado multidimensional, dentre tais fatores, a satisfação com a vida é um aspecto relevante no enfrentamento das adversidades.Com isso, a atual pesquisa objetivou investigar sobre o nível de satisfação com a vida entre faixas etárias distintas, com enfoque na interrelação entre esse construto e o desenvolvimento humano. Caracterizou-se enquanto uma pesquisa de campo, com adoção de abordagem descritiva e transversal. Foram participantes 370 indivíduos com 18 anos ou mais, ambos sexos, nos quais responderam via Google Forms ao questionário sociodemográfico e a Escala de Satisfação com a Vida. Especificamente foram: 167 Jovens Adultos entre 18 a 39 anos; 143 Adultos Intermediários entre 40 e 59 anos; e 63 Pessoas Idosas entre 60 e 82 anos. Os resultados indicaram que os jovens adultos apresentaram níveis menores de satisfação com a vida comparado com os demais grupos; observou-se que há efeito da interação entre gênero e faixa etária sobre a satisfação de vida; e interação significativa entre faixa etária e estado civil sobre a satisfação com a vida. Concluiu-se que a satisfação com a vida é um construto multifatorial influenciada por fatores distintos.

Biografia do Autor

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Amanda Azevedo de Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Bióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutorado pela UNESP - Rio Claro. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
2025-12-05