Interfaces multidimensionais da Satisfação com a Vida no Desenvolvimento Humano
Thais da Silva-Ferreira, Daniel Bartholomeu, Jeniffer Ferreira-Costa, Amanda Azevedo de Carvalho, Ivan Wallan Tertuliano, Dante Ogassavara6 e José Maria Montiel
Resumo
O envelhecimento é um processo considerado multidimensional, dentre tais fatores, a satisfação com a vida é um aspecto relevante no enfrentamento das adversidades.Com isso, a atual pesquisa objetivou investigar sobre o nível de satisfação com a vida entre faixas etárias distintas, com enfoque na interrelação entre esse construto e o desenvolvimento humano. Caracterizou-se enquanto uma pesquisa de campo, com adoção de abordagem descritiva e transversal. Foram participantes 370 indivíduos com 18 anos ou mais, ambos sexos, nos quais responderam via Google Forms ao questionário sociodemográfico e a Escala de Satisfação com a Vida. Especificamente foram: 167 Jovens Adultos entre 18 a 39 anos; 143 Adultos Intermediários entre 40 e 59 anos; e 63 Pessoas Idosas entre 60 e 82 anos. Os resultados indicaram que os jovens adultos apresentaram níveis menores de satisfação com a vida comparado com os demais grupos; observou-se que há efeito da interação entre gênero e faixa etária sobre a satisfação de vida; e interação significativa entre faixa etária e estado civil sobre a satisfação com a vida. Concluiu-se que a satisfação com a vida é um construto multifatorial influenciada por fatores distintos.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.