Previne Brasil, processo de trabalho e cuidado em saúde: Percepção dos trabalhadores da Atenção Básica
Paloma Beatriz Costa Silva, Kissá Nathália da Silva Soares Alves, Layta Sena Ribeiro, Marina Mayra de Lima Mota, Raphaela Delmondes do Nascimento, Pauliana Valéria Machado Galvão, Renata Alves Gomes Villani, Maria Bernadete de Cerqueira Antunes.
Resumo
O Programa Previne Brasil foi criado no ano de 2019 pelo Ministério da Saúde, como uma nova modalidade de repasse de recursos para a Atenção Básica aos municípios. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos trabalhadores da saúde sobre esse programa, considerando a organização do processo de trabalho e o cuidado em saúde em três equipes de saúde da família do município de Recife, de setembro a dezembro de 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Foram realizadas entrevistas individuais, com pré-agendamento e gravação, a partir de um roteiro semi-estruturado. A análise foi realizada pela técnica de Conteúdo Categorial. Os achados permitiram a identificação de pouco conhecimento sobre o programa, a postura impositiva da gestão às equipes para a implantação do programa. O processo de trabalho em saúde ganhou roupagem tecnicista e pouco reflexiva, além de apresentar caráter produtivista e procedimental, com pouca adequação à realidade do território.
Palavras-chave: Políticas de Saúde. Atenção Básica em Saúde. Sistema Único de Saúde.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.