Análise da qualidade de vida dos cirurgiões dentistas em Gurupi-TO

Resumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a “qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Objetivo: avaliar a qualidade de vida dos cirurgiões dentistas (CD) que atuam em Gurupi-To. Metodologia: Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com participação de 40 cirurgiões dentistas em Gurupi-TO. Estes profissionais responderam a um formulário socioeconômico e preencheram o questionário WHOQOL – BREF. As informações socioeconômicas e as variáveis categóricas do formulário WHOQOL – BREF foram analisadas através de estatísitica descritiva. Resultados: a maioria dos CD possui mais de uma especialidade e é proprietária da clinica. Todos os entrevistados estão satisfeitos com a profissão, mas 25% tem alguma doença crônica e 22,5% precisaram de licença médica. Os valores obtidos em nos cinco domínios foram: físico – 79,46; psicológico – 74,90; relações sociais – 75,63, ambiente – 69,58 e auto avaliação da qualidade de vida – 76,56. Cinco itens estiveram bem abaixo da média: dor e desconforto (16,88), dependência de medicação (13,75), retorno financeiro (60), sentimentos negativos (30,63) e recreação ou lazer (50,63). Conclusão: a autoprecepção da qualidade de vida não é condizente com alguns aspectos que podem trazer consequências negativas no futuro para estes profissionais. 

Biografia do Autor

Karin Ferretto Santos Collier, Centro Universitário UnirG
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001).
Publicado
2018-05-15
Como Citar
Cerqueira, A. M., Syani, A. A., Collier, K. F. S., & Marinho, V. L. (2018). Análise da qualidade de vida dos cirurgiões dentistas em Gurupi-TO. REVISTA CEREUS, 10(1), 101-110. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1643
Seção
Artigos