INTERVENÇÃO EDUCATIVAS PARA GESTANTES : AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
Objetivou-se avaliar o nível de conhecimento das gestantes após a realização da intervenção educativa. A proposta de intervenção foi voltada especificamente para gestantes e seus acompanhantes que são atendidas pelas equipes 08, 09 e 71 no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins no período de setembro a outubro de 2016, no município de Palmas-Tocantins. Aplicou-se questionário semiestruturado com 5 perguntas norteadoras que foi aplicado antes e após cada módulo para avaliar o conhecimento das gestantes, tendo apenas uma resposta correta. A intervenção foi dividida em cinco módulos o desenvolvimento da gestação houve participação de 7 gestantes, aleitamento materno 10 gestantes, saúde bucal foram 12 gestantes, nutrição 14 gestantes e direito da mulher na gestação foram 10 gestantes. Em análise ao nível de conhecimento das gestantes variou de pouco conhecimento com nota 4 até muito bom conhecimento com nota 10. Após a intervenção, aumentou o nível de conhecimento. De um modo geral, as gestantes conseguiram aperfeiçoar o nível de conhecimento sobre os temas, sendo assim importante para melhoria na qualidade de assistência da realização do pré-natal com um olhar mais holístico sobre o período gestacional. PALAVRAS-CHAVE: Gestação; Educação em saúde; Saude da MulherCopyright (c) 2018 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.