VIABILIDADE DE EXTRATOS ETANOLICOS DE FOLHAS DE LOBEIRA (SOLANUN LYCOCARPUM ST. HILL) NO CONTROLE DE FUNGOS DE INTERESSE MÉDICO
Resumo
Plantas com atividades medicinais têm sido utilizadas pelo homem ao longo de sua história, muitas delas são utilizadas para o tratamento de doenças infecciosas, inclusive causadas por fungos. Este trabalho avaliou o potencial antifúngico de extratos de folhas de lobeira em fungos da espécie C.albicans, C. parapisilosise C. luzitania.Os testes para determinar a atividade antifúngica foram o teste de concentração inibitória mínima e máxima (CIMM), curva cinética de crescimento fungíco e teste de disco-difusão. Os testes comprovaram a atividade antifúngica de extratos de folhas de lobeira a partir da concentração de 60 mg. Outro teste realizado foi o de citoxicidade a células humanas utilizando células mielocíticas THP-1, onde o extrato de lobeira apresentou atividade citotóxica a cima de 100 mg de concentração de extrato de lobeira. Portanto os extratos de lobeira tematividade antifúngica e podem ser utilizados para o tratamento de fungos das espécies C.albicans, C. parapisilosise C. luzitania.
Copyright (c) 2018 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.