EXERCÍCIO FÍSICO E GESTANTE: PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES SOBRE A PRÁTICA
Abstract
A prática de exercício físico para gestantes é recomendada por vários autores com trabalhos desenvolvidos na área de Educação Física, entretanto, embora as muitas pesquisas sobre o tema busquem esclarecer dúvidas, riscos e benefícios dessa prática, ainda não existe uma padronização nas recomendações de exercício físico para essa fase específica da vida da mulher. Cada modalidade prescreve atividades de diferentes volumes, intensidades e riscos, e nenhum estudo ainda fez uma junção dessas recomendações. Durante a gestação, as alterações no organismo feminino são grandes, porém com a prática regular de exercícios físicos essas modificações podem ser amenizadas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre as principais recomendações de diferentes exercícios físicos para mulheres durante a gestação. Para o estudo foi realizada uma análise de conteúdo através de uma revisão da literatura científica publicada em língua portuguesa. Primeiramente foram apresentadas de forma quantitativa as produções científicas com a temática “exercício físico” e “gestante”; em seguida, foram apresentadas as recomendações de diferentes tipos de exercício físico para mulheres gestantes. Os autores estudados trazem como exercícios físicos mais recomendados a caminhada, a hidroginástica, a natação, a musculação e o alongamento. Alguns exercícios físicos que não são recomendados, tais como os esportes coletivos, o esqui aquático, o mergulho e o hipismo, por propiciarem riscos de traumas.
Published
2011-12-08
How to Cite
Botelho, P. R., & Miranda, E. F. de. (2011). EXERCÍCIO FÍSICO E GESTANTE: PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES SOBRE A PRÁTICA. REVISTA CEREUS, 3(2). Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/96
Section
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.