Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PREPARO E ENVIO DE MANUSCRITOS


Os artigos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Serão aceitos trabalhos científicos originais e inéditos relacionados às áreas de Ciências Médicas e da Saúde.

Aqueles que não seguirem as normas para publicação, sem mérito científico e aqueles com erros significativos de metodologia, serão rejeitados diretamente pelo Conselho Editorial.


● QUANTO A PUBLICAÇÃO

A Revista Amazonia: Science & Health publica os seguintes manuscritos, em todas as áreas das Ciências Médicas e da Saúde, priorizando a originalidade e relevância científica: Editorial, Original (Estudos clínicos randomizados, Estudo de coorte, Caso-controle, Estudo de caso(s), Relatos de Caso(s), Experimental/Laboratorial,  Observacional, Epidemiológicos, etc.) e Revisões sistemáticas da Literatura.


● QUANTO À SUBMISSÃO

O manuscrito deverá ser encaminhado à Revista Amazônia: Science & Health após o cumprimento das normas de formatação.

A submissão de manuscritos é realizada no sistema on line disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/2/about/submissions#onlineSubmissions

Na submissão o autor deverá anexar no sistema: 

1) Artigo em formato Microsoft Word

2) Declaração de Responsabilidade e Exclusividade (Modelo)

3) Declaração de Transferência de Direitos Autorais (Modelo)

4) Cópia de aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos ou Animais, conforme a pertinência.

Deverão ser preenchidas as informações de todos os autores envolvidos na elaboração da pesquisa no campo "metadados".
Havendo pendência por incompletude ou inadequação, será solicitada correção/adequação. O prazo máximo para as correções solicitadas será de 15 dias e caso não sejam atendidas a solicitação para ajustes/adequação as normas da revista, a submissão será automaticamente cancelada e novo processo de submissão/avaliação deverá ser iniciado.


•QUANTO À FORMATAÇÃO

Os manuscritos devem ser produzidos em editor de texto Word, respeitando:

a) Os documentos de pesquisas originais deverão conter página de rosto, resumo (e descritores), abstract (e descritores), introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências. As pesquisas de revisão da literatura poderão estar estruturadas em página de rosto, resumo (e descritores), abstract (e descritores), introdução, metodologia, desenvolvimento, considerações finais e referências.

b) número de 20 páginas (máximo) excluindo-se: página de rosto, resumo, abstract (todos com descritores) e referências;

c) Fonte Arial 12, texto justificado, espaçamento de 1,5, margem 2 (superior, inferior, direita e esquerda);

d) Páginas numeradas no ângulo superior direito a partir da página de identificação. 

e) Linhas numeradas de forma contínua.


•QUANTO À ESTRUTURA

a) Página de rosto ― títulos do manuscrito. Somente a 1º letra em maiúscula e em negrito, justificado.

Ex:
Avaliação dos efeitos de um programa sensório-motor no padrão da marcha de idosas
Evaluation of the effects of a sensorial-motor program in the gait pattern of aged females

Abaixo do título, o nome completo dos autores (o número máximo permitido é de SEIS (06) autores), e incluir:

1) Formação, maior titulação e instituição a que pertence(m) e e-mail. 

Ex:
Carolina Maia Santos. Fisioterapeuta. Professora Adjunta I do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente do Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Gurupi-TO, Brasil. E-mail: carolinamaia@hotmail.com

2) Informar o autor responsável para troca de correspondência (incluir endereço completo, telefone). 

3) Tipo de auxílio e nome da agência financiadora, se convier.

Ex:
Estudo realizado com apoio financeiro da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

b) Resumo ―  Os resumos devem ser apresentados em português e inglês, contendo entre 150 e 250 palavras. Deve-se iniciar o texto com letra minúscula após os seguintes termos em negrito: Introdução: Objetivo: Material e Métodos: Resultados: Conclusão: **Descritores:.

Introdução: breve comentário de no máximo três linhas sobre o assunto a ser abordado no texto. Objetivo: (iniciar com o verbo no infinitivo). Material e Métodos: (tipo de estudo, população, amostra, critérios de seleção da amostra, o instrumento de coleta de dados, os procedimentos para a coleta e análise dos dados). Resultados: (os principais), Conclusão: (responder ao objetivo).

Descritores: indicar de três (3) a cinco (5) termos que identifiquem o tema, com iniciais em maiúscula e separadas por ponto, limitando-se aos descritores recomendados nos Descritores em Ciências da Saúde [DeCS], traduzido do Medical Subject of Health ― MeSH, e apresentado gratuitamente pela BIREME na forma trilingue, na página URL: http://decs.bvs.br 

Ex:
Resumo 

Introdução: O envelhecimento gera impacto de natureza funcional e acarretam, como uma das consequências mais importantes, distúrbios na marcha de pessoas idosas. Objetivo: Avaliar a eficácia de um programa de treinamento sensório-motor, no padrão da marcha de mulheres idosas. Material e Métodos: Atendendo-se aos critérios de exclusão e inclusão, formou-se um grupo de voluntários constituído por 15 idosas, que foram submetidas à análise do padrão da marcha por meio da videometria, cujas imagens foram processadas pelo software DgeeMe, versão 1.0. Em seguida, elas foram submetidas a um treinamento sensório-motor, por meio de um circuito que incluiu oito estações de exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio. A frequência do treinamento foi de três sessões semanais com duração de 30 minutos, durante dois meses. Depois disso, foi realizada nova análise da marcha, considerando-se os componentes temporais e espaciais. Resultados: Apesar de melhora nos componentes manais com duração de 30 minutos, durante dois meses. Depois disso, foi realizada nova análise da marcha, considerando-se os componentes temporais e espaciais. Resultados: Apesar de melhora nos componentes temporais e espaciais da marcha, só foi verificada significância a estatística para o resultado observado na variável comprimento da passada (p = 0,02). Conclusão: Concluiu-se que o treinamento sensório-motor, muito embora possa melhorar o equilíbrio do indivíduo idoso, trazendo-lhe segurança para desenvolver a marcha, pode não afetar diretamente essa função nos seus aspectos biomecânicos. Descritores: Equilíbrio. Idoso. Marcha. 

c) Tabelas ― devem ser elaboradas para reprodução direta pelo editor de layout, em preto e branco, inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 12 com a primeira letra em maiúscula, apresentadas em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista) e comprimento não deve exceder 55 linhas, incluindo título.

Se usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo.

Não usar linhas horizontais ou verticais internas. Empregar em cada coluna um título curto ou abreviado. Colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela.

d) Ilustrações ― fotografias, desenhos, gráficos e quadros são considerados Figuras, as quais devem ser inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte inferior e sem grifo, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto. Fotos coloridas ilustrativas são permitidas, desde que cumpram ao propósito ilustrativo, e devem ser submetidas em alta resolução (600 dpi). 

e) Citações ― as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, sem uso dos parênteses e colocado após o ponto final, quando convier (vide exemplo)*. Números sequenciais devem ser separados por hífen; números aleatórios, por vírgula. Caso seja necessário referir o nome do autor no início ou no meio do texto, informar vide exemplo**.

Ex:

A HAS é conceituada como uma condição que envolve a presença de alterações estruturais sistêmica das artérias e do miocárdio, associadas à disfunção endotelial, constrição e remodelamento da musculatura lisa vascular.2-3-4

*A maior exposição ao tabaco no sexo masculino está relacionada a traços da cultura, estímulo de outros jovens e familiares que experimentaram o tabaco e o álcool.26,30

** Segundo Ravenato3 o estresse emocional, fatores psicossociais, econômicos e educacionais são elementos que participam do desencadeamento e manutenção da HAS, além de funcionar como barreira para adesão ao tratamento e mudança de hábitos.

f) Referências ― A Revista Amazonia: Science & Health adota o Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org

Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals

Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

As referências devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver. Na lista de referências, as referências devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

Referencia-se o(s) autor(e)s pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula; quando possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina “et al”.

Ex:

1 Bussab WO, Morettin PA. Estatística Básica. 6ª ed. São Paulo: Saraiva; 2009.

2 Santos RNM, Kobashi NY. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Pesq bras Ci Inf. 2009;2(1):155-172.

3 Noronha DP, Poblacion DA, Santos CD. Produção científica: análise cienciométrica das comunicações apresentadas no SNBUs. In: Anais do XI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias; 2000 out 24-28; Florianópolis: UFSC-BU, 2000. p. 1- 12.

4 Ministério da Saúde (Brasil). Portaria n. 930, de 27 de agosto de 1992. Expede normas pra o controle das infecções hospitalares. Brasília: Diário Oficial da União; 4 set 1992, Seção 1.

5 Romanini W, Muller AP, Carvalho KA, Olandoski M, Faria-Neto JR, Mendes FL, et al. The effects of intermittent positive pressure and incentive spirometry in the postoperative of myocardial revascularization. Arq Bras Cardiol. 2007;89(2):105-10.

6 Fonseca ASA. Exposição crônica a radiação ionizante: realidade ou fantasia. A construção de um protocolo para avaliação. Rio de Janeiro-RJ. Dissertação [Mestrado profissional em Saúde Pública] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2009.

7 Neves ET, Cabral IE. Cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde: desafios para as famílias e enfermagem pediátrica. Rev Eletr Enf [periódicos na Internet]. 2009 [acesso em 02 mar 2017];11(3):527-38. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a09.htm

 

MODELO (TEMPLATE) PARA SUBMISSÃO

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Quanto à publicação;
  2. Quanto à submissão;
  3. Quanto à formatação;
  4. Quanto à estrutura.
 

Declaração de Direito Autoral

As políticas da Revista Amazônia: Science & Health são de acesso livre, destinada à utilização não comercial do conteúdo publicado. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.