Benefícios dos exercícios resistidos em pacientes portadores de fibromialgia: revisão bibliográfica
Resumo
Resumo: A fibromialgia, síndrome reumática que acomete pessoas com idade entre 30 e 60 anos, principalmente mulheres da raça branca, caracteriza-se por dores musculares esqueléticas difusas e crônicas e sítios dolorosos à palpação, conhecidos como tender points. Sem causa definida, seu diagnóstico é feito através da observação dos sintomas que compreendem no mínimo de 11 dos 18 pontos dolorosos que perdurem a mais de três meses de duração. O tratamento realizado compreende atendimento fisioterapêutico com exercícios físicos resistidos que visam aumentar a força muscular bem como ajudar a prevenir a dor, diminuir a fadiga muscular, colaborar na adaptação do paciente portador desta síndrome à nova realidade e aumentar suas habilidades funcionais.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.