Cinesioterapia em idosos de Instituições de Longa Permanência

  • Douglas Alves da Silva Santos IEPO
  • Christianne Costa Fernandes IEPO
  • Luiz Aurélio Rodrigo Watanabe IEPO

Resumo

Introdução: A sociedade brasileira envelhece de forma gradativa e exponencial, a tendência é a propagação dos espaços institucionais designados a proporcionar melhores cuidados à pessoa idosa. Entretanto, em sua maioria, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não dispõem de serviços básicos, em especial fisioterapêutico. Objetivo: Analisar as vantagens da cinesioterapia, principalmente no que tange aos benefícios para idosos de ILPIs. Material e métodos: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica, inclui artigos de periódicos eletrônicos publicados indexados nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Resultados: Verificou-se, na literatura consultada, que a cinesioterapia contribui na manutenção da postura, na melhoria da força muscular, flexibilidade, equilíbrio, mobilidade, resistência, potência da funcionalidade do idoso, aumento da independência nas atividades diárias e analgesia. Além disso, a cinesioterapia, quando desenvolvida em grupos de atividades, pode contribuir ainda no aumento da auto-estima e diminuição do sentimento de solidão. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica através da cinesioterapia promove uma melhor qualidade de vida e a promoção da saúde de idosos de ILPIs.

Biografia do Autor

Douglas Alves da Silva Santos, IEPO
Graduado em Fisioterapia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO
Christianne Costa Fernandes, IEPO

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana de Canoas – RS, Pós-Graduada em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia em Traumo-ortopedia com ênfase em terapias manuais, Fisioterapeuta Neurológica no Centro Estadual de Reabilitação do Tocantins, Coordenadora do curso de Fisioterapia IEPO e orientadora deste artigo. E-mail chris_fisio@hotmail.com.

Luiz Aurélio Rodrigo Watanabe, IEPO

Mestrando em Ciência da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, pós graduado em medicina tradicional chinesa pelo Instituto de excelência em educação e saúde – IEES, preceptor de estagio em Traumato ortopedia e escola de postura no Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO e co- orientador desse artigo. E-mail: luizwatanabe@gmail.com.

 

Publicado
2016-12-29