Consumo de álcool e os acidentes de trânsito: a atuação da Psicologia do Trânsito nesse contexto

  • Izabel Cristina Japiassú Maia Silva Psicóloga da Prefeitura Municipal de Aliança do Tocantins
  • Vanilson Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6108-0452

Resumo

Introdução: O consumo de álcool e o crescente número de acidentes de trânsito é uma das problemáticas mais evidentes na atualidade. Nesta perspectiva, a Psicologia do trânsito enquanto ciência, visa compreender e analisar todos os aspectos que englobam esse fenômeno. Objetivo: Verificar na literatura a atuação da Psicologia do Trânsito com relação ao consumo de álcool e os acidentes de trânsito. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura sistemática e descritiva baseada em busca nas bases de dados online Google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO. Os critérios de inclusão foram publicações dos anos de 1975 a 2014, em língua portuguesa e/ou inglesa, em sites de domínio público com conteúdo gratuito e contendo assuntos que contribuissem para desenvolvimento da pesquisa. Os descritores de busca utilizados foram: Etilismo, alcoolismo, psicologia do trânsito e acidentes de trânsito. Resultados: O consumo de álcool pode acarretar diversos malefícios ao ser humano, dentre eles, poder levar o indivíduo a graves acidentes automobilísticos. Os acidentes de trânsito são caracterizados como importantes fatores da morbimortalidade, considerados atualmente como um verdadeiro problema de saúde pública em diversos países e em especial no Brasil. Dentre as contribuições da Psicologia do trânsito, a mesma busca interferir para que os motoristas não se exponham a situações de perigo a si e aos outros. Conclusão: Apesar de exercer um papel importante no contexto da mobilidade humana, os psicólogos do Trânsito ainda necessitam ampliar a visão do seu campo de atuação, que não está somente aberto, mas principalmente necessitando de intervenções, visto que a cada dia, o homem vem apresentando demandas diferenciadas.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Japiassú Maia Silva, Psicóloga da Prefeitura Municipal de Aliança do Tocantins
Psicóloga da Prefeitura Municipal de Aliança do Tocantins, graduada pelo Centro Universitário Unirg (2013) e Especialista em Psicologia do Trânsito pelo IPES Ensino e Eventos (2014)
Vanilson Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins
Psicólogo, mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins, graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Unirg (2012) e Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (2013)
Publicado
2016-12-29