Responsabilidade ética na prescrição médica: relato de experiência

  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UnirG
  • Lariele Bueno Miranda

Resumo

Introdução: este trabalho utilizou como estratégia metodológica um relato de experiência baseado, na construção do Plano Operativo em um município da região Centro-Oeste, que teve como base o Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus. Objetivo: o objetivo do presente estudo é determinar as consequências sofridas por pacientes no que tange a falta de responsabilidade ética na prescrição de medicamentos. Método: esse método de planejamento se apresentou como uma ferramenta eficaz de gestão para a construção de projetos e planos de ação que visem estruturar a saúde pública local e tenham um impacto positivo na qualidade de vida da população. Resultados: torna primordial a construção de um plano de ação baseado em evidências que auxiliem a tomada de decisões.

Biografia do Autor

Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UnirG
Possui graduação em Farmácia Generalista pela Fundação UNIRG (2010). Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Tocantins UFT.
Lariele Bueno Miranda
Farmacêutica. Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFSC
Publicado
2016-06-22