Transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão da literatura e dados epidemiológicos

  • Ana Karla da Silva Menezes Psicóloga. Acadêmica do curso de Pós graduação em Psicologia Clínica do Departamento de psicologia do Centro universitário UnirG.
  • Lorena Fleury de Moura Prof. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-GO. Docente na Faculdade Pitágoras de Goiânia e na Faculdade Nossa Senhora Aparecida.
  • Vanderson Ramos Mafra Farmacêutico. Departamento de Farmácia do Centro universitário UnirG. Pós graduação em Programa de Saúde da Família pelo instituto IEP –TO

Resumo

Introdução: o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está entre os transtornos da ansiedade e, consequentemente, transtornos mentais, mais frequentemente encontrados na psicologia clínica. Embora visto inicialmente como um transtorno leve, atualmente se avalia que o TAG é uma doença crônica, associado a uma morbidade relativamente alta e a altos custos individuais e sociais.

Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica com a finalidade analisar os aspectos epidemiológicos do TAG.

Metodologia: a revisão dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDline, Journals, Scielo, RBTCC e Health Reference Center Academic.

Resultados: das 50 referências encontradas foram utilizados 23 artigos para investigar os aspectos epidemiológicos do TAG, dentre os quais um total de quatro pesquisas foram realizadas no Brasil. A prevalência de TAG não chegou a 3% em 43,48% dos artigos analisados.

Considerações finais: apesar das limitações, acredita-se que os resultados encontrados são relevantes, pois o TAG atinge proporções consideráveis de pacientes apresentando prejuízo significativo na qualidade de vida e onerando o Estado.

 

Descritores: Ansiedade. Psicologia Clínica. Transtornos Mentais.

 

Descritores: Ansiedade. Transtorno Generalizado. Transtornos Mentais.

 
Publicado
2017-10-18