Experiência traumática na adolescência e gênese de sintomas psicóticos na vida adulta: um relato de caso sobre esquizofrenia em paciente da região norte do Brasil
Resumo
Introdução: define-se esquizofrenia como uma psicose crônica idiopática, de manifestação clínica heterogênea, sintomas iniciais inespecíficos, que se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Enfermidade de múltiplos fatores etiológicos, sabe-se que a hereditariedade tem uma importância relativa na gênese dos sintomas psicóticos, assim como fatores ambientais e história de trauma ao longo da vida. Objetivo: evidenciar as características clínicas de um caso de esquizofrenia iniciado pós-fator traumático, em adulto assistido por Unidade de Saúde Pública do Município de Gurupi, Estado do Tocantins, região Norte do Brasil. Materiais e métodos: realizou-se um relato de caso sobre o atendimento de um paciente do sexo masculino, 33 anos, em acompanhamento médico especializado há 13 anos, que deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital Regional de Gurupi (HRG). Resultados: O diagnóstico de Esquizofrenia foi estabelecido posteriormente ao surgimento da sintomatologia do paciente acima e o tratamento realizado pelo médico plantonista foi midazolam, haldol e solicitado avaliação do psiquiatra que prescreveu depakene, amplictil, clonazepam. No caso relatado houve o desencadeamento de um surto psicótico em um paciente portador de esquizofrenia. Considerações Finais: A doença é relativamente comum, porem de difícil diagnóstico, sendo o presente relato considerável e digno de publicação uma vez que foi observada ainda alguma escassez de estudo acerca das experiências traumáticas como fator imperativo na gênese da esquizofrenia. Identificou-se o perfil clínico de esquizofrenia do caso relatado, permitindo notar, com mais clareza, a evolução clínica de um paciente com história familiar de esquizofrenia frente a experiências traumáticas na adolescência.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.