Experiência traumática na adolescência e gênese de sintomas psicóticos na vida adulta: um relato de caso sobre esquizofrenia em paciente da região norte do Brasil

  • Alfredo Santos Azevedo Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
  • Andrei Alves Pireneus Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
  • Eduardo Henrique Rios Borduque Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
  • Tadeu Vaz Alves Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
  • Caio Henrique Rios Borduque Médico graduado pelo Centro Universitário UnirG. Cirurgião Geral pela ESCS. Residente de Urologia pelo Hospital das Forças Armadas – DF.

Resumo

Introdução: define-se esquizofrenia como uma psicose crônica idiopática, de manifestação clínica heterogênea, sintomas iniciais inespecíficos, que se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Enfermidade de múltiplos fatores etiológicos, sabe-se que a hereditariedade tem uma importância relativa na gênese dos sintomas psicóticos, assim como fatores ambientais e história de trauma ao longo da vida. Objetivo: evidenciar as características clínicas de um caso de esquizofrenia iniciado pós-fator traumático, em adulto assistido por Unidade de Saúde Pública do Município de Gurupi, Estado do Tocantins, região Norte do Brasil. Materiais e métodos: realizou-se um relato de caso sobre o atendimento de um paciente do sexo masculino, 33 anos, em acompanhamento médico especializado há 13 anos, que deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital Regional de Gurupi (HRG). Resultados: O diagnóstico de Esquizofrenia foi estabelecido posteriormente ao surgimento da sintomatologia do paciente acima e o tratamento realizado pelo médico plantonista foi midazolam, haldol e solicitado avaliação do psiquiatra que prescreveu depakene, amplictil, clonazepam. No caso relatado houve o desencadeamento de um surto psicótico em um paciente portador de esquizofrenia. Considerações Finais: A doença é relativamente comum, porem de difícil diagnóstico, sendo o presente relato considerável e digno de publicação uma vez que foi observada ainda alguma escassez de estudo acerca das experiências traumáticas como fator imperativo na gênese da esquizofrenia. Identificou-se o perfil clínico de esquizofrenia do caso relatado, permitindo notar, com mais clareza, a evolução clínica de um paciente com história familiar de esquizofrenia frente a experiências traumáticas na adolescência.

Biografia do Autor

Tadeu Vaz Alves, Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
Acadêmico do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
Publicado
2017-07-06