Doenças peri-implantares: mucosite peri-implantar e peri-implantite

  • Pammalla Ribeiro da Conceição Instituto Científico de Estudos Avançados de Gurupi/ICEAG. Clínica Univita
  • Jeann Bruno Ferreira da Silva Centro Universitário UnirG Universidade Federal do Tocantins/UFT

Resumo

Introdução: Nos dias atuais as reabilitações com implantes dentários vêm aumentando significativamente e concomitantemente, novos desafios para a odontologia estão surgindo. As falhas em implantes dentários ocorrem frequentemente devido a vários fatores e, dentre estes, evidencia-se as doenças peri-Implantares, como a mucosite e a peri-implantite. Objetivo: O presente estudo objetiva descrever sobre as doenças peri-implantares, bem como suas etiologias, fatores de risco e tratamentos. Método: Foi realizado levantamento de dados na literatura acerca das doenças peri-implantares. Utilizou-se de periódicos científicos de acesso gratuito, disponíveis na língua portuguesa, inglesa e espanhola no recorte temporal de 2003 a 2014 encontrados nas bases PubMed, Lilacs e SciELO.  Resultados: O estudo apontou que o maior índice de objetivos comuns refere-se à relação entre hábitos seguido do surgimento de doenças peri-implantares e sobre o  tratamento de Peri-implantite e Mucosite Peri-implantar. Conclusão: Concluiu-se que o tratamento das doenças Peri-implantares deve ser realizado de acordo com o estágio com que a doença se apresenta. Assim, é importante que o paciente adote medidas preventivas para que as mesmas não se desenvolvam. Descritores: Infecções. Doença. Mucosite. Implantodontia.

Biografia do Autor

Pammalla Ribeiro da Conceição, Instituto Científico de Estudos Avançados de Gurupi/ICEAG. Clínica Univita
Odontóloga pelo Centro Universitário UnirG. Especializanda em Implantodontia pelo Instituto Científico de Estudos Avançados de Gurupi/ICEAG. Clínico-geral na empresa Clínica Univita em Gurupi-TO.
Jeann Bruno Ferreira da Silva, Centro Universitário UnirG Universidade Federal do Tocantins/UFT
Professor Especialista do Centro Universitário UnirG. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins/UFT. Psicólogo Clínico.
Publicado
2018-05-21