Reflexões sobre a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio
Resumo
Introdução: atualmente, as tentativas de suicídio são consideradas um problema de saúde pública por seu índice crescente. A maior parte dos serviços de saúde não conta com ações para avaliar e prevenir a reincidência dos casos de tentativa de suicídio.
Objetivo: refletir sobre a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio.
Metodologia: esta pesquisa consistiu-se em um estudo bibliográfico, qualitativo, exploratório e descritivo. Para uma melhor compreensão do tema foram abordados alguns aspectos históricos do suicídio, conceituou-se e diferenciou-se a tentativa de suicídio e o suicídio consumado descrevendo os fatores de risco relacionados. Em seguida, contextualizou-se o atendimento emergencial no contexto hospitalar e a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio após a alta hospitalar.
Resultados: o atendimento emergencial médico hospitalar em casos de tentativa de suicídio geralmente não aborda os seus determinantes de sofrimento psicológico permanecendo o paciente sob o risco de novas tentativas de suicídio, assim, cabe ao psicólogo hospitalar explorar os diversos fatores que levaram o paciente a considerar a tentativa de suicídio e propor o tratamento mais adequado para o caso.
Considerações finais: concluiu-se que a avaliação e o tratamento psicológico de médio e longo prazo junto a esses pacientes possibilita a identificação e o tratamento dos determinantes de sofrimento psicológico, reduz a reincidência das tentativas e auxilia os pacientes no desenvolvimento de outras formas de enfrentamento e solução de problemas.
Descritores: Suicídio. Tentativa de suicídio. Saúde Pública. Psicologia Clínica.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.