Reflexões sobre a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio

  • Maria Antonia Darozo Bandeira Hospital Regional de Gurupi - TO.

Resumo

Introdução: atualmente, as tentativas de suicídio são consideradas um problema de saúde pública por seu índice crescente. A maior parte dos serviços de saúde não conta com ações para avaliar e prevenir a reincidência dos casos de tentativa de suicídio.

Objetivo: refletir sobre a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio.

Metodologia: esta pesquisa consistiu-se em um estudo bibliográfico, qualitativo, exploratório e descritivo. Para uma melhor compreensão do tema foram abordados alguns aspectos históricos do suicídio, conceituou-se e diferenciou-se a tentativa de suicídio e o suicídio consumado descrevendo os fatores de risco relacionados. Em seguida, contextualizou-se o atendimento emergencial no contexto hospitalar e a atuação do psicólogo junto aos pacientes com tentativa de suicídio após a alta hospitalar.

Resultados: o atendimento emergencial médico hospitalar em casos de tentativa de suicídio geralmente não aborda os seus determinantes de sofrimento psicológico permanecendo o paciente sob o risco de novas tentativas de suicídio, assim, cabe ao psicólogo hospitalar explorar os diversos fatores que levaram o paciente a considerar a tentativa de suicídio e propor o tratamento mais adequado para o caso.

Considerações finais: concluiu-se que a avaliação e o tratamento psicológico de médio e longo prazo junto a esses pacientes possibilita a identificação e o tratamento dos determinantes de sofrimento psicológico, reduz a reincidência das tentativas e auxilia os pacientes no desenvolvimento de outras formas de enfrentamento e solução de problemas.

 

Descritores: Suicídio. Tentativa de suicídio. Saúde Pública. Psicologia Clínica.

Biografia do Autor

Maria Antonia Darozo Bandeira, Hospital Regional de Gurupi - TO.
Psicóloga. Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão – IBPEX. Centro Universitário UnirG/Fundação UnirG. Gurupi – TO, Brasil.
Publicado
2017-10-18