Perfil do uso de métodos anticoncepcionais entre as estudantes dos cursos da área da saúde na Universidade Federal do Tocantins do campus universitário de Palmas
Resumo
Introdução: o uso de anticoncepcionais orais vem crescendo no Brasil, porém a falta de conhecimento sobre o assunto ainda é muito prevalente e pode acarretar em gravidez indesejada e em outras complicações. Objetivo: pesquisar e descrever o perfil epidemiológico e o conhecimento sobre anticoncepcionais dentre as estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Material e Métodos: foi realizado estudo descritivo com uma amostra de 277 de um total de 815 estudantes do sexo feminino dos cursos de medicina, enfermagem e nutrição da UFT. Os dados foram coletados através de questionários distribuídos dentre as estudantes e a análise de dados se deu por meio do programa Excel®. Resultados: após a análise dos questionários, foi identificado que a maioria das estudantes (62,5%) utiliza algum tipo de anticoncepção, sendo que destas, 48,7% utilizam apenas anticoncepcionais orais. Além disso, várias relataram desconhecimento quanto aos efeitos colaterais dos medicamentos e metade acredita não saber o suficiente sobre o uso de anticoncepcionais. Conclusão: dentre as estudantes dos cursos de saúde da UFT, cerca de 62% utilizam algum método anticoncepcional, sendo que mais da metade utiliza apenas anticoncepcionais orais; 50% afirma não ter conhecimento suficiente sobre o método anticoncepcional.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.