Intussuscepção intestinal ileo-cecal idiopática no adulto: um relato de caso
Resumo
Introdução: A intussuscepção intestinal consiste na invaginação de um segmento proximal do intestino no lúmen do segmento distal adjacente. É extremamente rara em adultos, representando menos de 5% de todas as obstruções intestinais; ao contrário da população pediátrica, cerca de 90% das intussuscepções em adultos estão associadas a uma lesão patológica, ou ponto de chumbo na parede intestinal. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é relatar um caso de intussuscepção intestinal ileo-cecal de origem idiopática com intervenção cirúrgica, evidenciando o presente caso devido à raridade da ocorrência em adultos, sobretudo por ser de causa idiopática. Métodos: Realizou-se um relato de caso de um paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, ocorrido no Hospital Regional de Gurupi-TO com queixa de dor abdominal em hipocôndrio direito irradiada para flanco esquerdo, acompanhada de plenitude abdominal. Os exames laboratoriais realizados não demonstraram alterações, entretanto a Endoscopia Digestiva Alta (EDA), Ultrassonografia abdominal (US) e Tomografia Computadorizada (TCs) de abdome demonstraram sinais de oclusão intestinal devido à intussuscepção intestinal seguido de intervenção cirúrgica. Conclusão: O diagnóstico pré-operatório da intussuscepção é geralmente desafiador em virtude da inespecificidade sintomatológica e apresentação clínica, e em alguns casos, poderá ser firmado apenas no intra-operatório. Em virtude da maioria dos casos apresentarem uma causa orgânica subjacente, frequentemente maligna, a ressecção segmentar curativa é indicada.
Palavras-chave: Intussuscepção, Obstrução intestinal, Adulto.
Copyright (c) 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.