Avaliação da qualidade de vida dos pacientes ortopédicos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG

  • Rafaela de Carvalho Alves Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Alyne Sousa Correia Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Ana Catarina Alves da Silva Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Cássia Alves de Carvalho Fisioterapeuta. Especialista em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário UnirG. Professora do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Valmir Fernandes de Lira Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Universidade Católica de Goiás. Professor do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO)
  • Márcio Araújo de Almeida Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Castelo Branco. Professor do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).

Resumo

Introdução: O aumento da expectativa de vida e da longevidade tem provocado cada vez mais o interesse da sociedade em geral na busca por melhores condições de saúde.

Objetivo: Mensurar a qualidade de vida quanto aos domínios geral e físico dos pacientes ortopédicos no pré e pós-tratamento fisioterapêutico.

Material e métodos: Este é um estudo do tipo descritivo quantitativo, onde a população estudada foi pacientes a partir de 40 anos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG, do setor de Ortopedia,  que foram avaliados por meio de uma ficha elaborada pelos próprios pesquisadores, e através do questionário (WHOQOL-BREF) no periodo de Fevereiro a Março de 2014.

Resultados: Os resultados indicam que os pacientes obtiveram escores mais elevados ao final do tratamento, quando comparados com o início da intervenção, indicando que os participantes melhoraram significativamente a sua qualidade de vida após o tratamento fisioterapêutico.

Conclusão: O tratamento fisioterapêutico é eficaz na melhora da qualidade de vida, pois proporciona aumento da força muscular, manutenção ou melhora da flexibilidade e do equilíbrio e redução da dor, promovendo assim maior autonomia, funcionalidade e sensação de bem-estar.

 

Descritores: Fisioterapia. Ortopedia. Qualidade de vida. Reabilitação. Saúde.

Publicado
2017-10-18