Avaliação da qualidade de vida dos pacientes ortopédicos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG
Resumo
Introdução: O aumento da expectativa de vida e da longevidade tem provocado cada vez mais o interesse da sociedade em geral na busca por melhores condições de saúde.
Objetivo: Mensurar a qualidade de vida quanto aos domínios geral e físico dos pacientes ortopédicos no pré e pós-tratamento fisioterapêutico.
Material e métodos: Este é um estudo do tipo descritivo quantitativo, onde a população estudada foi pacientes a partir de 40 anos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG, do setor de Ortopedia, que foram avaliados por meio de uma ficha elaborada pelos próprios pesquisadores, e através do questionário (WHOQOL-BREF) no periodo de Fevereiro a Março de 2014.
Resultados: Os resultados indicam que os pacientes obtiveram escores mais elevados ao final do tratamento, quando comparados com o início da intervenção, indicando que os participantes melhoraram significativamente a sua qualidade de vida após o tratamento fisioterapêutico.
Conclusão: O tratamento fisioterapêutico é eficaz na melhora da qualidade de vida, pois proporciona aumento da força muscular, manutenção ou melhora da flexibilidade e do equilíbrio e redução da dor, promovendo assim maior autonomia, funcionalidade e sensação de bem-estar.
Descritores: Fisioterapia. Ortopedia. Qualidade de vida. Reabilitação. Saúde.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.