DIFICULDADES DAS LACTANTES FRENTE AO ALEITAMENTO MATERNO.
Resumo
Introdução O aleitamento materno é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma prática de amamentação ideal para a alimentação do bebê. Objetivo Geral: Identificar as possíveis dificuldades frente ao aleitamento materno com as lactantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de revisão integrativa de literatura. Utilizaram-se artigos indexados nas bases de dados do Google Acadêmico, SciELO. Foram acessados 15 artigos, nos quais foram submetidos aos seguintes critérios de inclusão e exclusão respectivamente: artigos publicados entre os anos de 2000 à 2017, publicados em português, e excluídos artigos em inglês, fora do período descrito acima. Resultados e Discussão: É evidente o desmame precoce pelas nutrizes brasileiras, mas, com o intuito de promover a saúde materno‐infantil nos últimos anos, aumentou‐se o estimulo ao aleitamento materno por parte de profissionais. Considerações finais: A amamentação deve ser o objetivo de todos os profissionais de saúde, que mantem um contato direto com puérperas e recém-nascidos. O enfermeiro tem um papel de fundamental importância dentro dos serviços de saúde, ao orientar sua equipe, quanto á assistência que deve ser prestada á esse público e as informações que serão repassadas, durante a consulta de enfermagem e pré-natal. Ficando evidente que as intercorrências mamaria como dor, fissuras, ingurgitamento mamário e mastite, são influenciadora direta para o desmame precoce.
Palavras-chave: Dificuldades, lactantes, aleitamento, materno.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.