Manejo e cuidados da enfermagem à criança vítima de abuso sexual
Resumo
Introdução: O abuso sexual infantil é um problema de saúde, visto que esta ocorrência poderá trazer sérios riscos para o estado emocional, físico e psicológico da criança, gerando consequências irreparáveis. Por se tratar de um assunto delicado onde envolve justiça, vítima, agressor e família, fica complicada a identificação desses acontecimentos, no entanto quando o caso chega ao ambiente hospitalar é dever do enfermeiro fazer uma notificação e transmitir informações para os demais profissionais de saúde, visando um melhor acolhimento. Objetivo: Ampliar o conhecimento a respeito da atuação do enfermeiro diante os casos de abuso sexual infantil. Métodos: trata-se de uma revisão bibliográfica no qual foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2013 a 2017, através de bases de dados da BVS, Scielo, Lilancs e Google acadêmico, os termos utilizados para a pesquisa foi “violência sexual” “maus tratos na infância” “assistência de enfermagem” trauma e notificação. Resultados: Após a exploração dos artigos abrangidos na revisão bibliográfica é evidente o índice de abuso sexual infantil, sendo assim o profissional enfermeiro tem a responsabilidade do cuidado proteção e notificação tendo em vista um melhor acolhimento, buscando sempre estratégias no qual se refere o cuidar. Conclusão: A violência sexual prejudica o crescimento e o desenvolvimento físico e psicológico da criança. É preciso que o enfermeiro e a equipe de saúde tenham comprometimento, boa assistência e um acolhimento humanizado que reconheça os fatores psicológicos e emotivos para assim produzir recursos apropriados ao cuidado integral e realizando ações que ajude na redução do abuso sexual infantil.
Descritores: violência sexual, assistência de enfermagem, maus tratos na infância, trauma, notificação.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.