AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA DO EFEITO DO LÁTEX DE Croton urucurana Baillon NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS
Resumo
Objetivo: avaliar a cicatrização de feridas cutâneas abertas em ratos, tratados com uso tópico do látex de Crotonurucurana, mediante análise macroscópica do processo cicatricial até o 12º dia de pós-operatório.
Material e Métodos: Foram utilizados 36 ratos da linhagem Wistar, machos, adultos, divididos em três grupos contendo 12 ratos cada: o Grupo Controle (GC), que recebeu aplicação tópica de solução fisiológica estéril (NaCl 0,9%) na ferida e os Grupos experimentais: GU-50%, tratado com aplicação tópica do látex da Crotonurucurana diluído em solução fisiológica estéril a 50%, e GU-100%, tratado com aplicação tópica do látex na forma in natura, não diluído. A aplicação diária do látex e da solução fisiológica foi realizada sobre ferida circular padronizada de 1cm de diâmetro na região dorsal de cada animal. A avaliação da ferida foi feita do ponto de vista macroscópico nos períodos pré-determinados (4º, 8º e 12º dias). Fez-se a análise macroscópica da evolução do aspecto da lesão e medida da retração cicatricial da ferida, por planimetria digital.
Resultados:Não houve diferença estatisticamente significante entre as áreas cirúrgicas das feridas tratadas com látex de Crotonurucurana e o grupo Controle; entretanto, as áreas das feridas diminuíram progressivamente de maneira significativa em ambos os grupos com a evolução do tempo.
Conclusão: o uso tópico do látex de Crotonurucurana não apresentou efeito significativo na cicatrização da pele de ratos em relação à área cirúrgica. Entretanto, a planimetria computacional mostrou ser um recurso de baixo custo, fácil manuseio e de aplicabilidade clínica.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.