AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA DO EFEITO DO LÁTEX DE Croton urucurana Baillon NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS

  • Cláudio Franco Muniz Centro Universitário UnirG
  • Amanda Vieira Evangelista Rocha Centro Universitário UNIRG
  • Marina Granja Batista Centro Universitário UNIRG
  • Joelcy Pereira Tavares Centro Universitário UNIRG
  • Claudia Sampaio Silva Centro Universitário UNIRG

Resumo

Objetivo: avaliar a cicatrização de feridas cutâneas abertas em ratos, tratados com uso tópico do látex de Crotonurucurana, mediante análise macroscópica do processo cicatricial até o 12º dia de pós-operatório.

Material e Métodos: Foram utilizados 36 ratos da linhagem Wistar, machos, adultos, divididos em três grupos contendo 12 ratos cada: o Grupo Controle (GC), que recebeu aplicação tópica de solução fisiológica estéril (NaCl 0,9%) na ferida e os Grupos experimentais: GU-50%, tratado com aplicação tópica do látex da Crotonurucurana diluído em solução fisiológica estéril a 50%, e GU-100%, tratado com aplicação tópica do látex na forma in natura, não diluído. A aplicação diária do látex e da solução fisiológica foi realizada sobre ferida circular padronizada de 1cm de diâmetro na região dorsal de cada animal. A avaliação da ferida foi feita do ponto de vista macroscópico nos períodos pré-determinados (4º, 8º e 12º dias). Fez-se a análise macroscópica da evolução do aspecto da lesão e medida da retração cicatricial da ferida, por planimetria digital.

Resultados:Não houve diferença estatisticamente significante entre as áreas cirúrgicas das feridas tratadas com látex de Crotonurucurana e o grupo Controle; entretanto, as áreas das feridas diminuíram progressivamente de maneira significativa em ambos os grupos com a evolução do tempo.

Conclusão: o uso tópico do látex de Crotonurucurana não apresentou efeito significativo na cicatrização da pele de ratos em relação à área cirúrgica. Entretanto, a planimetria computacional mostrou ser um recurso de baixo custo, fácil manuseio e de aplicabilidade clínica.

Biografia do Autor

Cláudio Franco Muniz, Centro Universitário UnirG
Professor Adjunto Nível 1 do Centro Universitário UNIRG desde 01.set.2006, lotado no Curso de Fisioterapia, nas cadeiras das disciplinas Fundamentos de Saúde Pública e Pesquisa em Fisioterapia. Graduado e Licenciado em Ciências Biológicas, e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Realiza pesquisas nas áreas biológicas e da saúde.
Amanda Vieira Evangelista Rocha, Centro Universitário UNIRG
Acadêmica do 9o. período do Curso de Medicina.
Marina Granja Batista, Centro Universitário UNIRG
Acadêmica do 9o. período do Curso de Medicina.
Joelcy Pereira Tavares, Centro Universitário UNIRG
Professor Assistente Nível 1 do Centro Universitário UNIRG, Graduado em Fisioterapia e Especialista em Saúde Pública.
Claudia Sampaio Silva, Centro Universitário UNIRG
Acadêmica do 9o. período do Curso de Medicina.
Publicado
2013-04-04
Seção
Artigos