HPV X CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: O CONHECIMENTO DAS MULHERES NA REGIÃO CENTRAL DE UM MUNÍCIPIO REFERÊNCIA DA REGIÃO DE SAÚDE ILHA DO BANANAL-TO.
Resumo
Introdução: O Papiloma Vírus Humano, conhecido como HPV, considerado sexualmente transmissível, é um dos grandes fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de colo do útero. As mulheres são expostas aos vírus ao longo de toda sua vida, muitas vezes sem ter o conhecimento do que causa de fato. Objetivo: Conhecer a percepção das mulheres de 20 à 24 anos sobre o câncer de colo do útero relacionado ao HPV, por meio da coleta de dados em determinada unidade de saúde na região central de Gurupi-TO. Metodologia: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo perguntas relacionadas ao conhecimento de mulheres de 20-24 anos sobre o HPV e câncer de colo do útero. Resultados: 30,97% das entrevistadas têm 20 anos, 69,68% possui ensino médio completo, 76,13% se encontra solteira, 79,35% diz saber o que é HPV, 59,35% relata saber os sintomas, mas ao pedir para marcar algum deles 39,35% respondeu “não sei”. 90,32% conhecem o câncer de colo do útero, 50,32% diz que o HPV não tem relação com o câncer de colo do útero e a maioria das mulheres obtiveram as informações na Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) 31,61%. Conclusão: O estudo observou que há falha na comunicação entre profissionais e comunidade, observa-se que as mulheres possuem uma percepção errônea, visto que a grande maioria afirma ter conhecimento sobre o vírus do HPV e o câncer, mas não identificam corretamente os sinais e sintomas e a relação entre ambos.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.