GRUPO MATURIDADE ATIVA E O SEU SIGNIFICADO PARA AS ALUNAS DO GRUPO DO SESC DE SANTO ÂNGELO/RS

  • Leticia Cristiane Patan Ferraz Fundação Unirg - Universidade de Gurupi
  • Chillon Lopes Rodrigues Fundação Unirg - Universidade de Gurupi
  • Eliana Zellmer Poerschke Farencena Fundação Unirg - Universidade de Gurupi
  • Viviana da Rosa Deon Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - CAMPUS SANTO ÂNGELO.

Resumo

Introdução: O aumento da expectativa de vida da população e a preocupação com o envelhecimento têm proporcionado novas investigações científicas a esse respeito em todos os segmentos profissionais da sociedade. Objetivo geral: analisar qual o significado do Grupo Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (SESC), em Santo Ângelo, para as mulheres entre 50 e 65 anos de idade que frequentam este grupo. Materiais e métodos: a coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas, cujas respostas obtidas foram analisadas através do método de categorização a partir de uma análise de frequência e classificadas em 4 (quatro) categorias. Resultados e discussões: constatou-se que, para as mulheres que frequentam o Grupo Maturidade Ativa, este significa uma contribuição no equilíbrio emocional, na autoestima, na integração social, na ocupação, na prática de atividade física, na promoção e prevenção da saúde e em um estilo de vida ativo. Conclusão: Conclui-se que as atividades realizadas no Grupo satisfazem suas expectativas.

Biografia do Autor

Leticia Cristiane Patan Ferraz, Fundação Unirg - Universidade de Gurupi
Professora de Educação Física. Pós-graduada Lato Sensu em Fisiologia do Exercício pela AVM Faculdade Integrada, Rio de Janeiro/RJ. Universidade de Gurupi/TO, Brasil.
Chillon Lopes Rodrigues, Fundação Unirg - Universidade de Gurupi

Professor de Educação Física. Universidade de Gurupi/TO, Brasil. 

Eliana Zellmer Poerschke Farencena, Fundação Unirg - Universidade de Gurupi

Professora adjunta III do departamento de Educação Física da Universidade de Gurupi (TO), Brasil. Mestre em Ciência da Motricidade Humana/Universidade Castelo Branco-RJ.  

Viviana da Rosa Deon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - CAMPUS SANTO ÂNGELO.

Professora tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - CAMPUS SANTO ÂNGELO. Mestre em Educação nas Ciências pela Uninui - Ijuí. E-vivianadeon@san.uri.br

Publicado
2019-10-01