Equoterapia para pessoas com deficiência: Uma conexão com a educação física
Resumo
A Equoterapia tem sido uma prática terapêutica adotada para tratar vários tipos de distúrbios, tendo sua eficácia comprovada cientificamente. Com base nessa afirmação este trabalho tem como objetivo principal, analisar o envolvimento da Educação Física nas atividades desenvolvidas na Equoterapia para Pessoas com Deficiência e ponderar aspectos relativos aos seus efeitos. Além ainda de, especificamente, enumerar as deficiências atendidas pelos profissionais de Equoterapia de acordo com artigos científicos já publicados; ponderar o envolvimento do profissional de Educação Física nas atividades desenvolvidas com portadores de deficiência e com a equipe multidisciplinar e; pontuar os efeitos da Equoterapia e da Educação Física no trabalho com pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão sistemática, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo exploratório. No total, foram localizados 14.104 artigos, excluídos 14.061. Selecionou-se 43 publicações, destes, 31 artigos não estavam relacionados com o tema e 05 duplicados, sendo utilizados 07 artigos no total. Contudo, notou-se que o envolvimento da Educação Física nas atividades direcionadas às pessoas com deficiência na Equoterapia, traz como consequência uma significativa melhora na coordenação motora fina e grossa, além de inúmeros benefícios proporcionados através das atividades desenvolvidas.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.