CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE O PROGRAMA CONSULTÓRIO NA RUA
Resumo
Introdução: O programa consultório na rua consiste em uma iniciativa que promove a inclusão da população que se encontra em situação de rua, esta população apresenta diversos desafios para a adesão de alguns tratamentos que são mais rigorosos. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento do estudante de medicina sobre o Programa Consultório na rua. Método: Foi realizada a aplicação de um questionário com 18 questões relacionadas com o funcionamento do Programa estudado, o qual foi elaborado pelos próprios pesquisadores e validado pelo presente estudo, os participantes da pesquisa foram os alunos do ciclo básico da Universidade do Estado do Pará. Resultados: Foram obtidos dados de 132 estudantes do 1º- 4º semestre, sendo 34 alunos por semestre. Os alunos acertaram em média 70,74% das 13 perguntas aumentando o número de acertos com o semestre. Os alunos do primeiro semestre foram os que acertaram a maior quantidade de questões, além disso, a maioria dos estudantes relaram que acreditam que a universidade não lhes dá condições para lidar com população em situação de rua. Conclusão: O estudo atestou um conhecimento decrescente em relação ao programa Consultório de Rua, relacionado ao avançar do semestre dos estudantes da universidade estudada, além de serem apontados muitos aspectos negativos, como o menor interesse em trabalhar e atender a população alvo do projeto entre estudantes, que destacam pouco apoio da faculdade.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.