Prevalência da lombalgia e sua repercussão anatomofuncional em adultos e idosos: Revisão sistemática.
Agnês Mie Sakamoto, Flávia Martins Gervásio, Daniela de Souza Silva, Jéssyka Viana Valadares Franco, Letícia Antunes Spindola
Resumo
A lombalgia mecânica comum ou inespecífica é caracterizada pela dor intensa ou moderada na região entre as últimas costelas e nádegas. Buscou-se identificar na literatura os fatores condicionantes que favorecem o desencadeamento da lombalgia e sua relação com estruturas anatômicas e funcionalidade em adultos e idosos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que permite a análise de estudos para aplicação na prática clínica visando compreender o tema a partir de estudos independentes. Nessa perspectiva, identificou que no sexo feminino há predominância na faixa etária superior a 40 anos, enquanto no sexo masculino a faixa etária de incidência é a partir dos 31 anos. As características recorrentes de dor foram movimentos laborais repetitivos, longos períodos na postura sentada, ausência de exercícios para ativação e relaxamento das estruturas musculoesqueléticas, sedentarismo. O estudo demonstrou que os adultos divergem dos idosos no contexto etiológico das causas de lombalgia. Nos adultos os músculos são os principais afetado, seguido por estruturas articulares e ósseas, já nos idosos há predomínio dos processos de desgaste ósseos e articulares, sendo as mulheres, as mais acometidas. Uma análise crítica verifica que a condição socioeconômica determina a qualidade do tratamento e profilaxia, sendo medicamentos e fisioterapia as abordagens mais frequentes.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.