Qualidade de vida em professores universitários: Um estudo em uma Universidade do Sul do Tocantins
Kaique Santana Pinto, Aline Ribeiro Dias, Ítalo Brito Salera, Jeann Bruno Ferreira da Silva, Vinicius Lopes Marinho, Viviane Lopes Marinho
Resumo
Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Qualidade de Vida (QV) pode ser definida como ‘a percepção do indivíduo acerca da sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’. Objetivo: Investigar os a QV de professores universitários de uma universidade do Sul Tocantins. Metodologia: Tratou-se de pesquisa transversal de caráter quantitativa realizada com 85 professores de uma Universidade do Sul do Tocantins, Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e de acordo com o manual de correção do WHOQOL-bref, com dados apresentados em gráficos e tabelas. Resultados: Sobre sua QV, 75% declararam como boa; 14% nem ruim e nem boa; 9% classificaram como ruim e 2% apontaram como muito boa. Considerações finais: Em síntese, a maioria não declarou insatisfação com sua QV. Exceto o escore Ambiente, que apontou-se como baixo, acredita-se que os demais são indicadores que refletem o bom relacionamento com alunos, demais colegas e outros aspectos característicos do próprio processo de trabalho.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Docentes; Universidade.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.