Qualidade de vida em professores universitários: Um estudo em uma Universidade do Sul do Tocantins

Kaique Santana Pinto, Aline Ribeiro Dias, Ítalo Brito Salera, Jeann Bruno Ferreira da Silva, Vinicius Lopes Marinho, Viviane Lopes Marinho, Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves

  • Kaique Santana Pinto Universidade de Gurupi
  • Aline Ribeiro Dias
  • Ítalo Brito Salera
  • Jeann Bruno Ferreira da Silva
  • Vinicius Lopes Marinho
  • Viviane Lopes Marinho Universidade de Gurupi
  • Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves Universidade de Gurupi

Resumen

 

Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Qualidade de Vida (QV) pode ser definida como ‘a percepção do indivíduo acerca da sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’. Objetivo: Investigar os a QV de professores universitários de uma universidade do Sul Tocantins. Metodologia: Tratou-se de pesquisa transversal de caráter quantitativa realizada com 85 professores de uma Universidade do Sul do Tocantins, Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e de acordo com o manual de correção do WHOQOL-bref, com dados apresentados em gráficos e tabelas. Resultados: Sobre sua QV, 75% declararam como boa; 14% nem ruim e nem boa; 9% classificaram como ruim e 2% apontaram como muito boa. Considerações finais: Em síntese, a maioria não declarou insatisfação com sua QV. Exceto o escore Ambiente, que apontou-se como baixo, acredita-se que os demais são   indicadores que refletem o bom relacionamento com alunos, demais colegas e outros aspectos característicos do próprio processo de trabalho.

 

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Docentes; Universidade.

Biografía del autor/a

Viviane Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Graduada em Letras pela Universidade de Gurupi. 

Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves , Universidade de Gurupi

Acadêmica do Curso de Psicologia- Universidade de Gurupi

Publicado
2021-03-03