Análise da Assistência Farmacêutica Hospitalar na linha de frente no combate a COVID-19
Pamela Cristina Coelho dos Reis, Laís Barreira da Silva, Jéssyka Viana Valadares Franco, Halline Cardoso Jurema
Resumo
Os farmacêuticos hospitalares tem papel fundamental em períodos de crise epidêmica, desde a gerência das Farmácias Hospitalares públicas, privadas e dos hospitais de campanha direcionados para o enfrentamento pandêmico, ofertando cuidados, orientações e educação em saúde que englobam a atenção farmacêutica. Logo, o objetivo da pesquisa foi analisar como vem sendo a Assistência Farmacêutica no âmbito hospitalar, na linha de frente no combate a COVID-19, no município de Gurupi-TO. Trata-se de um estudo quali-quantitativa, na qual foi aplicado um questionário eletrônico, respondido pelos profissionais farmacêuticos hospitalares de ambos os sexos que atuam na linha de frente do COVID-19, no município de Gurupi-TO. Foram selecionados 27 farmacêuticos, destes 80,9% atuavam na linha de frente no combate a COVID-19. Entre as dificuldades enfrentadas, 57,1% destacaram o estoque de medicações não condizente com o número de pacientes. Em relação a assistência farmacêutica hospitalar prestada em pacientes internados com COVID-19 no Hospital Regional de Gurupi, ocorre através da dispensação de medicamentos receitados pelos médicos, sendo feita a orientação ao paciente. Conclui-se que a atuação do Farmacêutico necessita de atenção, para a sua efetiva participação, pois é importante a sua colaboração na eficácia da recuperação da saúde dos clientes dentro e fora do ambiente hospitalar.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.