Análise da Assistência Farmacêutica Hospitalar na linha de frente no combate a COVID-19

Pamela Cristina Coelho dos Reis, Laís Barreira da Silva, Jéssyka Viana Valadares Franco, Halline Cardoso Jurema

Resumo

Os farmacêuticos hospitalares tem papel fundamental em períodos de crise epidêmica, desde a gerência das Farmácias Hospitalares públicas, privadas e dos hospitais de campanha direcionados para o enfrentamento pandêmico, ofertando cuidados, orientações e educação em saúde que englobam a atenção farmacêutica. Logo, o objetivo da pesquisa foi analisar como vem sendo a Assistência Farmacêutica no âmbito hospitalar, na linha de frente no combate a COVID-19, no município de Gurupi-TO. Trata-se de um estudo quali-quantitativa, na qual foi aplicado um questionário eletrônico, respondido pelos profissionais farmacêuticos hospitalares de ambos os sexos que atuam na linha de frente do COVID-19, no município de Gurupi-TO. Foram selecionados 27 farmacêuticos, destes 80,9% atuavam na linha de frente no combate a COVID-19. Entre as dificuldades enfrentadas, 57,1% destacaram o estoque de medicações não condizente com o número de pacientes. Em relação a assistência farmacêutica hospitalar prestada em pacientes internados com COVID-19 no Hospital Regional de Gurupi, ocorre através da dispensação de medicamentos receitados pelos médicos, sendo feita a orientação ao paciente. Conclui-se que a atuação do Farmacêutico necessita de atenção, para a sua efetiva participação, pois é importante a sua colaboração na eficácia da recuperação da saúde dos clientes dentro e fora do ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Pamela Cristina Coelho dos Reis, Universidade de Gurupi- UnirG

Acadêmica do curso de farmácia na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Laís Barreira da Silva, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de farmácia na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Jéssyka Viana Valadares Franco , Universidade de Gurupi

Bacharel  em  Farmácia  Generalista pelo  Centro  Universitário Tocantinense   Presidente  Antônio Carlos  UNITPAC  –  Araguaína.  Docente  do curso de farmácia e fisioterapia da Universidade de Gurupi –UNIRG.  Graduanda   em  Medicina  pela Universidade  de  Gurupi  –  UNIRG. Pós Graduanda em Farmácia Clinica e  Hospitalar;  Citologia  Oncótica;  e Atenção  primária  à  saúde  com ênfase em saúde da família.

Halline Cardoso Jurema. , Universidade de Gurupi

Bacharel em enfermagem pela Universidade de Gurupi-UNIRG. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FAVENI). Docente do Centro Universitário UNIPLAN

Publicado
2021-12-08