Perfil de óbitos por hipertensão gestacional no Maranhão: estudo ecológico
Michele da Costa Ramos, Fernanda Menezes Guimarães, Keuri Silva Rodrigues, Clara Carneiro Brito, José Wicto Pereira Borges, Antonio Werbert Silva da Costa.
Resumo
Os distúrbios hipertensivos gestacionais estão associados a morbimortalidade materna e fetal, que se desenvolve na gestação e prossegue no puerpério, configurando um problema de saúde pública. O objetivo é descrever o perfil epidemiológico de gestantes que evoluíram para óbito tendo como causa a hipertensão gestacional no Maranhão do período de 2011 a 2020. Trata-se de um estudo ecológico, descritivo e retrospectivo. Os dados de mortalidade foram coletados realizado com as notificações encontradas na base de dados do Sistema de Informações Sobre Mortalidade, referente aos óbitos maternos por hipertensão no estado do Maranhão no período de 2011 a 2020. A pesquisa encontrou 291 mortes maternas relacionadas a causas hipertensivas. O perfil da mortalidade materna no Maranhão é composto por mulheres adulta-jovens, pardas e pretas, com nível de escolaridade baixo, solteiras, que tiveram o parto realizado em hospitais. Os óbitos ocorreram predominantemente no puerpério, por causas obstétricas diretas, constituindo como a principal causa das mortes a eclampsia. Percebe-se a presença de iniquidades com mortes relacionadas a populações vulneráveis.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.