Avaliação nutricional, ingestão de nutrientes antioxidantes e nível de conhecimento de pacientes com câncer de mama atendidas em um hospital da cidade de Montes Claros - MG
Ana Maria Dias Lopes, Maria Cristina Seixas, Jaqueline Teixeira Teles Gonçalves, Kássia Héllen Vieira, Camila Teles Gonçalves, Renata Ferreira Santana, Michelle Aparecida Ribeiro Borges, Karina Andrade de Prince
Resumo
Objetivou-se avaliar o estado nutricional de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, investigar a ingestão média diária de nutrientes antioxidantes e verificar o nível de conhecimento delas a respeito da importância da alimentação saudável, contendo compostos antioxidantes, na qualidade de vida. Trata- se de um estudo quantitativo, descritivo, exploratório de caráter transversal, desenvolvido em um hospital de referência oncológica no município de Montes Claros - MG. Foi realizado com 29 mulheres, maiores de 18 anos, com diagnóstico de câncer de mama e em tratamento quimioterápico. Coletou-se dados antropométricos como peso, altura e circunferência da cintura (CC) e calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC). Foram utilizados dois questionários, um para avaliar o consumo alimentar e outro, o conhecimento sobre a ação dos radicais livres e importância dos alimentos antioxidantes. A média de consumo diário de cada nutriente antioxidante foi obtida por meio do programa Avanutri®. Quanto ao estado nutricional, predominou-se o excesso de peso (51,7%) e valores de circunferência da cintura acima do ideal (89,7%). Houve uma correlação positiva entre o IMC e a CC (p-valor < 0,05). O consumo médio diário de nutrientes antioxidantes estava abaixo do recomendado, exceto de Vitamina C. Houve associação entre o nível de conhecimento a respeito da importância de uma alimentação fonte de antioxidantes com a escolaridade (p-valor < 0,05). O estado nutricional, consumo de nutrientes e o nível de conhecimento sobre alimentação devem ser levados em consideração para auxiliar nos resultados do tratamento quimioterápico e na qualidade de vida.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.