Exercício físico na gravidez e no trabalho de parto: revisão da literatura
Daniela Maria Bicho Alves, Maria Otília Brites Zangão
Resumo
A prática de exercício físico durante a gravidez, desde que seja considerada uma gravidez de baixo risco, tem benefícios, neste sentido, a mulher também deve estar preparada para o momento do parto, e assim deve ser elucidada sobre todo este processo, e dotada dos conhecimentos necessários para a tomada de decisão consciente de forma a proporcionar um parto ativo e humanizado, o que contribui para um parto feliz e para a satisfação da mulher/casal. Objetivo: Identificar através de evidências científicas os benefícios do exercício durante a gravidez e o trabalho de parto. Metodologia: Uma Revisão Integrativa da Literatura foi realizada de 20 de setembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, utilizando a plataforma EBSCOhost, CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive Cochrane Database of Systematic Reviews. Resultados: A pesquisa na base de dados electrónica identificou 2455 referências. Um total de 6 estudos foram finalmente incluídos. Conclusão: O exercício físico durante a gravidez e o trabalho de parto tem inúmeros benefícios maternos e fetais, diminui o risco de desenvolver condições patológicas, influencia positivamente a duração do trabalho de parto e proporciona maior satisfação materna.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.