Efeito Antibacteriano do Hipoclorito de Cálcio Contra o Enterococcus Faecalis: Uma Revisão de Escopo
Natália Franco Brum, Guilherme Pauletto, Israel Bangel Carlotto, Carlos Alexandre Souza Bier
Resumo
Devido às limitações do hipoclorito de sódio (NaOCl), como sua grande instabilidade química e danos aos componentes da dentina, novas soluções irrigadoras estão constantemente sendo investigadas. Nesse sentido, destaca-se como promissora o hipoclorito de cálcio [Ca(OCl)2]. Portanto, este estudo teve como objetivo comparar o efeito antibacteriano do Ca(OCl)2 com o NaOCl contra o Enterococcus faecalis. O protocolo deste estudo está disponível online (https://osf.io/zbexy/). Foram selecionados estudos sem restrições de tempo e idioma que compararam o Ca(OCl)2 com o NaOCl no combate ao E. faecalis. A pesquisa e a triagem dos estudos foram realizadas nas bases de dados Embase, PubMed, Scopus e Web of Science por 2 pesquisadores independentes. A busca inicial rendeu 725 citações, das quais 11 foram incluídas. O uso das soluções de NaOCl e Ca(OCl)2 ocorreu nas concentrações de 0,5%, 1%, 2,5%, 5%, 5,25% e 6%, utilizando diferentes técnicas de instrumentação (instrumentos manuais, rotatórios ou reciprocantes), técnicas de irrigação (convencional ou ultrassônica) e métodos auxiliares para a descontaminação (Terapia Fotodinâmica – PDT). Os estudos corroboram que o Ca(OCl)2 tem um efeito antibacteriano eficaz contra o E. faecalis, independentemente de sua concentração, técnicas de instrumentação e irrigação, e uso de métodos auxiliares para a descontaminação, com resultados comparáveis ao NaOCl.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.