Equilíbrio postural, qualidade de vida e funcionalidade de idosos com osteoartrose de joelho
Renata Rosa Sasso, Graziela Morgana Silva Tavares, Isis de Melo Ostroski, Sheila Gemelli de Oliveira, Gilmar Moraes Santos
Resumo
Introdução: No envelhecimento, há perda funcional dos órgãos influenciada por diversos fatores. Embora considerado um processo natural, é desafiador conservar a funcionalidade, independência e qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Avaliar o equilíbrio postural (EP), a qualidade de vida (QV) e a capacidade funcional (CF) de idosos com osteoartrose (OA) de joelho. Métodos: Estudo transversal, comparativo, descritivo, exploratório, com 27 idosos, de 60 a 70 anos, ambos os sexos, divididos em: grupo com osteoartrose (GCA–N=13) e grupo controle (GC–N=14) os idosos sem OA de joelho. O EP foi avaliado através da Posturografia Dinâmica Computadorizada por meio do Teste de Organização Sensorial (TOS). Para avaliação da QV utilizou-se o questionário World Health Organization Quality of Life abreviado (WHOQOL-Bref) e para avaliação da CF, o questionário Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis (WOMAC). Resultados: Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos com e sem osteoartrose em relação ao equilíbrio postural, qualidade de vida e capacidade funcional. No entanto, foi observado que o grupo de idosos com osteoartrose foi considerado obesidade grau I e o grupo sem OA sobrepeso de acordo com o IMC. Conclusão: Idosos com OA não apresentaram redução do EP, QV e CF.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.