Reflexos da pandemia da Covid-19 na formação em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Évelyn Farias, Solange de Fátima Reis Conterno
Resumo
Relato acerca da percepção de egressos de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF), sobre mudanças e impactos vivenciados no processo formativo em decorrência da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que incluiu os egressos das turmas de 2020 a 2022, representados por enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, os quais relataram, por meio de entrevista semiestruturada, as experiências vivenciadas no processo formativo do PRMSF, sendo a pandemia da Covid-19 citada com frequência como elemento marcante na formação profissional. A pandemia foi um evento complexo que impôs limites, mas também possibilidades ao processo formativo. Devido às medidas sanitárias adotadas, surgiram limites pela dificuldade em desenvolver atividades em equipe multiprofissional, de Educação Permanente em Saúde, de Educação em Saúde e na condução das aulas teóricas. Por outro lado, a criação do Call Center Covid-19, proporcionou a interação entre os residentes do programa e, destes, com os residentes de medicina. Dessa forma, a pandemia evidenciou algumas fragilidades previamente existentes no programa e apontou para a necessidade de maiores discussões sobre o avanço no planejamento e execução das ações relacionadas à formação de recursos humanos em saúde.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.