IMPORTÂNCIA DA AFERIÇÃO DE DADOS VITAIS EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À GINÁSTICA LABORAL
Resumo
Introdução: As doenças ocupacionais causam grandes prejuízos em todo o mundo. A Ginástica Laboral (GL) adéqua o sistema músculo-esquelético evitando sobrecargas, limitações e perdas. Sendo a GL uma modalidade de exercício que pode ocasionar adaptações agudas e crônicas, é necessário monitorar os dados vitais. Patologias que ocasionem alterações cardiovasculares podem desencadear respostas anormais ao exercício. Objetivo: Verificar os efeitos agudos e crônicos da ginática laboral sobre os dados vitais (pressão arterial e freqüência cardíaca); bem como avaliar a presença e freqüência de dor, níveis de estresse, satisfação e ansiedade. Material e Método: Foi aplicado GL em 10 indivíduos, de 17 a 20 anos, durante dois meses, três vezes/semana, 15 minutos/sessão, com aquecimento, alongamentos e fortalecimentos. No início e fim do programa, foi aplicado questionário para avaliar prática de atividade física, patologias, medicamentos, restrição à atividade física, dor, estresse, ansiedade e satisfação. Houve aferição de dados vitais iniciais e finais/sessão. Para análise estatística empregou-se Wilcoxon, para comparar valores iniciais, de pressão e freqüência cardíaca, do primeiro e último dia, bem como os valores de pressão e freqüência cardíaca, inicial e final/sessão. Para comparar estresse, satisfação, ansiedade e dor, entre início e fim do estudo, foi utilizado o teste Qui-Quadrado. A significância foi 0,05. Resultados: Não houve nenhum resultado significante. Conclusão: São necessários outros estudos, direcionados a grupos específicos, com mais tempo de duração e mais indivíduos, para verificar os efeitos da prática de GL.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.