AÇÃO DA ACUPUNTURA NA NEUROFISIOLOGIA DA DOR
Resumo
Introdução: a acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utilizada desde 2.000 a 3.000 anos antes de Cristo que consiste na inserção de agulhas em pontos anatômicos específicos do corpo, com o objetivo de produzir efeito terapêutico ou analgésico. Objetivo: verificar a ação da acupuntura e suas técnicas sobre a neurofisiologia da dor e seus mecanismos. Material e método: trata-se de uma revisão de literatura, realizada no período de Outubro de 2012 à Junho de 2013, na qual foram consultados artigos científicos nos bancos de dados da Bireme e Scielo, através das fontes Lilacs e Medline. Resultados: um estudo examinou os benefícios potenciais da acupuntura em pacientes com dor lombar e sintomas radiculares. Entre três e doze meses após o final da acupuntura, 88 % dos pacientes estavam satisfeitos com o tratamento. Outro estudo realizado em 2005 avaliou a analgesia produzida pela acupuntura em procedimentos cirúrgicos crânio-maxilofaciais. Os resultados demonstraram que, além de uma redução da dor pós-operatória, houve a manutenção da frequência cardíaca e da pressão arterial dos pacientes submetidos às cirurgias, fatores estes bastante favoráveis para a recuperação pós-cirúrgica. Conclusão: a acupuntura mostra-se como uma alternativa de terapia adjuvante ao controle da dor, já que possui mínimos efeitos adversos e contraindicação. Ela pode ser utilizada para promover analgesia craniofacial, abdominal, do membro torácico, da coluna, do tórax e do membro pélvico.
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.